Tecnologias Emergentes

O ser humano sempre esteve em constante evolução, e com isso ele cria ferramentas para facilitar a sua vida. Essas ferramentas são chamadas de tecnologia e elas ficam cada vez melhores com o passar do tempo.

Nesse nosso século XXI, as tecnologias tem evoluído de forma cada vez mais rápida e nesse post irei falar de 3 tecnologias que estão surgindo e ganhando bastante força nos últimos anos, são elas, a inteligência artificial, a realidade virtual e os carros autônomos.

Inteligência Artificial

Ela ainda não é igual aos filmes de ficção, mas já está totalmente presentes em nossas vidas.

Esse termo surgiu pela primeira vez em 1956 em uma conferência de especialistas que ocorreu em Darmouth Colege por John McCarthy. O objetivo principal da IA é executar funções que seriam consideradas inteligentes.

São programas de computador que conseguem ter algum tipo de inteligência, ou seja, um agente inteligente.

Eles podem nos ajudar a tomar decisões e criar soluções baseadas em um banco de dados.A grande evolução do poder computacional permitiu a criação desses agentes inteligentes.

Ele já está presente em muitos aplicativos que você utiliza, como o Waze que aprende o melhor caminho com o passar do tempo, chatbots como os do Facebook, do Telegram e outros também utilizam dessa tecnologia.

A IA tem mudado nossa forma de comunicação e resolução de problemas. Futuramente ela irá substituir muitos tipos de empregos que temos hoje mas ela também irá criar novas oportunidades de trabalho que ainda não existem.

Realidade Virtual

A realidade virtual é uma tecnologia capaz de mexer totalmente com os nossos sentidos.

Ao utilizar um óculos de realidade virtual, temos a impressão de que entramos em um mundo totalmente diferente e até esquecemos do que está acontecendo ao nosso redor.

Ela permite uma imersão completa em um ambiente simulado com indução de efeitos sonoros e visuais, podendo ser até táteis.

Podemos ter uma realidade virtual com interação do usuário ou não. Jogos possuem uma alta interação do usuário.

O termo realidade virtual foi utilizado pela primeira vez no livro Le Théâtre et son double, do francês Antonin Artaud em 1938.

Ele sugeriu um teatro com ilusão natural que criava uma realidade virtual.

A primeira versão dos óculos virtuais foi criado em 1920, eram óculos estereoscópicos com cartões em 3D de pontos turísticos.

A ilusão de profundidade da realidade virtual é criada com o uso da estereoscopia, apresentando um elemento de imersão.

Para essa ilusão ocorrer, duas imagens diferentes são geradas para cada olho fazendo com que para o cérebro, elas se tornem uma imagem só.

Atualmente ela utiliza óculos e headsets para poder funcionar. O grande triunfo dos óculos VR é a capacidade de interagir com perfeita sintonia com o movimento da cabeça do usuário.

A imagem gerada não fica estática em um único ponto, ela acompanha a movimentação do usuário.

Essa tecnologia também pode ser utilizada para treinamento e até para processo de cura de algum trauma, além, é claro, de ser utilizada para o entretenimento.

A Samsung lançou o seu óculos VR e têm feito muito sucesso com essa tecnologia, porém ela ainda tem muito para evoluir. A Sony também tem projetos para um óculo VR para ser utilizado para jogos junto com o PlayStation.

 

 

Carros Autônomos

Uma tecnologia que está sendo amplamente falado nos últimos anos e está tendo um alto investimento por parte de grandes empresas automobilísticas e tecnológicas é a de carros autônomos ou carros que dirigem sozinhos.

Isso mesmo, em alguns anos será possível andar de carro enquanto todos os passageiros assistem TV, estudam, trabalham ou descansam sem ter alguém dirigindo.

O carro autônomo é capaz de identificar o ambiente à sua volta e navegar por ele sem qualquer intervenção humana.

Os primeiros experimentos ocorreram na década de 80, mas apenas nos anos 2010 é que os investimentos alavancaram nessa área. Com o advento da internet 5G, essa tecnologia ganhará ainda mais possibilidades.

Acredita-se que eles irão reduzir drasticamente os acidentes de trânsito, os congestionamento e que aumentará o acesso individualizado para as classes baixas.

Eles andarão de mãos dadas com a internet das coisas para funcionarem de forma eficaz.

Essa tecnologia precisará passar por uma legislação em cada país, sendo que a questão da segurança dos algoritmos deverá ser algo essencial para a sua utilização.

A segurança cibernética dos veículos é uma grande preocupação, visto que quanto mais conectado alguma coisa, maior a chance de invasão para a realização de crimes cibernéticos.

No caso dos carros, isso poderá causar vários acidentes e até terrorismo.

O investimento na segurança veicular deve ser de uma responsabilidade imensa. Empresas como a Google já possuem seu carro dirigindo sozinho por aí.

Acredito que essa seja a tecnologia com maiores desafios por envolver vidas.

Conclusão

A IA, a Realidade Virtual e os Carros Autônomos já estão batendo na porta quanto à sua presença e importância na nossa sociedade.

As duas primeiras já estão muito presentes em nossa realidade enquanto que os carros autônomos estão dando os primeiros passos para finalmente estar no meio de nós.

É incrível o quanto essas tecnologias prometem mudar nossas vidas, alguma delas já estão trazendo muitas mudanças. Apesar dos desafios que cada tecnologia citada deve superar, devemos estar preparados para elas e para o futuro que está por vir.

 

Gostou do nosso post? Quer saber mais sobre tecnologia?
Siga nossas redes sociais e fale conosco!


João Felipe Pessanha
Consultor e Desenvolvedor Java
Trabalha na Clubee Soluções

Certificado Java / Apaixonado por Tecnologia e Pesquisas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*