Aplicativos vs Chatbots

Há poucos anos, não éramos rodeados por aplicativos na palma de nossas mãos como é hoje.  Isso foi uma revolução tecnológica incrível e esses apps facilitam a nossa vida em vários aspectos.

Mas uma nova tecnologia está ganhando cada vez mais popularidade, os chatbots. Essa  novidade está tomando espaço e começando a aparecer na palma de nossas mãos para também facilitar nossas vidas e melhorar nossa comunicação com nossas empresas favoritas.

Muita gente acredita que os chatbots irão, em um futuro próximo, aposentar os aplicativos, ou pelo menos a maioria deles, e é sobre isso que irei falar nesse post.Chatbots são robôs de mensagens que interagem com um ser humano para trazer informações ou ajudá-lo em algum serviços.

Essa é uma tecnologia que tem ganhado muita força nos últimos tempos, e empresas como Facebook, Telegram, Skype e outras grandes estão investindo muito nesse tipo de tecnologia.

Essas empresas estão vendo a importância na forma de se comunicar por mensagens. Acredite ou não, os aplicativos de mensagens são os que dominam o mercado.

Eles são mais utilizados do que as redes sociais hoje em dia e por isso essas empresas estão de olho nisso. O mais incrível dos chatbots é a possibilidade de possuírem uma inteligência artificial por trás deles, fazendo com que eles aprendam cada vez mais e fiquem mais próximo possível da linguagem natural humana.

Consegue ver como isso pode ser revolucionário para a tecnologia? Você já pode hoje em dia conversar com o bot do Ifood, por exemplo e apenas dizer “Quero uma pizza de calabresa às 20:30 no meu endereço, pagando no meu cartão de crédito” e pronto, é só esperar chegar.

No aplicativo você tem que fazer toda a seleção da comida e forma de pagamento antes da comida chegar, o que não deixa de ser muito prático também, porém a primeira maneira é mais rápida e mais próxima do jeito como interagimos com outro ser humano que é conversando. 

Os chatbots podem atender a milhares de usuários ao mesmo tempo sem ter que fazer uma pausa para isso. Se eles forem uma inteligência artificial, eles estarão aprendendo com esses usuários de uma forma muito rápida.

Acredito que o Machine Learning(aprendizado de máquina), Big Data e o uso massivo de estatística sejam os maiores triunfos dos chatbots, justamente por ficarem cada vez mais parecidos com um ser humano, imitando a forma como nos comunicamos.

Uma grande vantagem dos chatbots é que você não precisa baixar nada no seu celular, apenas o aplicativo de mensagem. Isso mesmo, muitos chatbots dependem de aplicativos para existirem e por isso eles dificilmente irão aposentar todos os tipos de aplicativos.

Mas alguns serão extintos por ele, como por exemplo aquele tipo de aplicativo que você só utiliza uma vez ou outra e está no seu smartphone esquecido em algum canto apenas ocupando memória.

As pessoas estão mostrando bastante saturação em baixar aplicativos, isso realmente foi inovador quando aplicativos nasceram e durou um bom tempo, porém hoje existem milhares de tipos de aplicativos e é impossível você conseguir baixar um app para cada tipo de serviço que você queira utilizar.

Pense que você goste de fazer compras onlines em lojas diferentes. Você teria que baixar um aplicativo para cada loja que você gosta de comprar e isso acaba sendo inviável e cansativo. Com os chatbots você não precisa fazer nada disso.

Basta procurar a empresa que você deseja comprar e conversar com o seu bot para fazer a compra que você quer, bem simples, não?! O seu celular está livre apenas para usar os aplicativos que realmente você usa no dia a dia, o que não devem ser muitos.

Outra grande vantagem dos chatbots é que as empresas que os desenvolvem não precisam mais desenvolver algo para diferentes sistemas operacionais mobile, pois para chatbots isso não existe, eles já estão embutidos em um outro aplicativo e portanto são independentes de plataforma.

Isso reduz muito o custo e o tempo de desenvolvimento para essas empresas, o que com certeza as deixa mais felizes. Chatbots não é uma tecnologia nova, no final dos anos 90 já existiam alguns tipos, porém isso voltou a ser falado ultimamente por conta da grande evolução da inteligência artificial e do processamento cada vez mais altos dos sistemas atuais.

Se você fizer pesquisas mais profundas, irá encontrar chatbots que datam da década de 70 e 80, que apenas respondiam perguntas baseadas em regras extremamente rígidas, sem nenhuma inteligência.

Você deve estar se perguntando, se os chatbots existem há tanto tempo, porque só agora parecem estar virando uma novidade? Bem, na década de 70 até o meio dos anos 2000, as pessoas não tinham computadores na palma da mão e esses chatbots não eram algo muito aceito como é hoje, pois as pessoas não se comunicavam por mensagens como atualmente.

Não fazia muito sentido ainda a existência deles.Mas com o avanço da inteligência artificial e todo o universo mobile, isso agora faz muito mais sentido, pois é algo muito mais natural e de fácil entendimento para as pessoas hoje.

Acredito que em pouco tempo vários tipos de aplicativos serão aposentados por eles, principalmente aplicativos de e-commerce e call-center. Com os chatbots, as possibilidades de marketing e venda online crescem mais ainda sem os clientes terem que ficar baixando apps e nem as empresas ter que construí-los.

No caso do call-center, hoje vários atendentes seguem um script de interação com o cliente, o que pode ser aplicado facilmente para um chatbot. Sim, chatbots poderão substituir o emprego de várias pessoas de call-center. 

Apps mais utilizados diariamente, como o waze por exemplo, dificilmente serão substituídos por eles, e muito menos aplicativos de mensagem, principalmente porque os bots estão integrados neles, ou seja, a maioria dos bots estará dentro de um aplicativo ou site para poder existir. Pode ser ainda que apps e chatbots andem juntos para facilitarem ainda mais a vida dos usuários.

E você? Acredita que os apps deixarão de existir por conta dos chatbots ou eles serão mais uma maneira de interação com o cliente final?

Gostou do nosso post? Quer saber mais sobre chatbots?
Siga nossas redes sociais e fale conosco!


João Felipe Pessanha
Consultor e Arquiteto Java
Trabalha na Clubee Soluções

Certificado Java / Apaixonado por Tecnologia e Pesquisas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*