Como 4 empresas brasileiras estão utilizando o chatbot no Facebook Messenger para melhorar seus serviços


 

Como 4 empresas brasileiras estão utilizando o chatbot no Facebook Messenger para melhorar seus serviços

Segundo a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) o mercado de atendimento inteligente através de chatbots vai crescer cinco vezes nos próximos três anos. Algumas plataformas já disponibilizam api para desenvolvimento de chatbots como, por exemplo, Facebook Messenger, Telegram e Skype. A expecativa é que o Whatsapp embarque em breve nesta onda, ou seja, esta é uma tendência que não tem volta. Neste contexto, várias empresas já estão utilizando esta tecnologia no dia a dia para gerar melhores serviços para os seus clientes, diminuir custos e aumentar vendas.

O objetivo deste post é mostrar alguns casos reais de empresas nacionais que utilizam chatbot no Facebook Messenger e abrir a sua cabeça para utilizar esta solução no seu negócio. Você pode começar de maneira simples e crescer a partir do momento que visualizar os resultados positivos. O chatbot pode ser encarado como um primeiro passo para a sua empresa entrar no mundo da inteligência artificial e machine learning.

Pesquisa Facebook/Nielsen

Antes de exibir os casos, acho importante apresentar alguns dados interessantes extraídos de uma pesquisa que o Facebook encomendou para a Nielsen com o objetivo de entender as razões pelas quais os aplicativos de mensagem estão crescendo tanto no mundo inteiro:

  • 63% dos entrevistados afirmam que conversam com mais frequência via chat com empresas do que faziam há dois anos;
  • 67% das pessoas acreditam que nos próximos dois anos irão conversar ainda mais com empresas através de chats;
  • 53% dizem que estão mais propensos a comprar com empresas com as quais eles podem entrar em contato via chat.

Empresas Brasileiras com Chatbot no Facebook Messenger

1) Casas Bahia

O Bahianinho, chatbot da Casas Bahia, tem como objetivo mostrar para os seus clientes de uma maneira fácil os produtos que estão em oferta. Em qualquer momento o cliente pode acionar a opção de falar com um atendente caso o motivo do contato seja diferente.

2) Banco Original

 Através do chatbot do Facebook Messenger, o Banco Original oferece um catálogo de informações para os seus clientes de uma maneira simples, fácil e rápida. Tais serviços foram divididos em três categorias no menu inicial: abra a sua conta, como solicitar o cartão e diferenciais. Cada uma destas trilhas leva para as informações desejadas. A utilização é bem simples e intuitiva.

 3) Cacau Show

A missão da Cá, chatbot da Cacau Show, é diferente dos exemplos citados anteriormente: mostrar com base na geolocalização do cliente a loja mais próxima. Da mesma forma que os demais o bot é de fácil utilização.

4) Vivo

 Um dos grandes desafios das empresas de telecomunicações é melhorar o atendimento aos seus clientes. O objetivo do chatbot da Vivo no Facebook Messenger é claramente este. Por meio do menu inicial do bot o cliente pode ter acesso aos seguintes serviços:

  • Informações sobre o seu plano: segunda via de boleto, débito automático e consumo de internet;
  • Suporte técnico: pré-atendimento ou vivo sinal;
  • Falar com um atendente.

Como vocês devem ter percebido, foram apresentados 4 casos de empresas de mercados diferentes e que estão utilizando esta tecnologia de maneiras bem distintas para melhorar a comunicação com o seu público, diminuir custos e aumentar as vendas. A grande vantagem do chatbot do Facebook Messenger é abrir a possibilidade de atender o cliente em qualquer horário e de maneira rápida em uma rede social que ele já navega diariamente. Como Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, ressaltou na apresentação do lançamento da plataforma de bot do Messenger, as pessoas não gostam de ligar para solicitar serviços e não deveriam ter que baixar um novo aplicativo para entrar em contato com cada uma das empresas que eles interagem. Os bots estão aí para resolver este problema. Concordam com ele? Nós sim, por este motivo já integramos o SIOM da Clubee com o Facebook Messenger.

Marcelo Ferraz é sócio e Diretor Comercial da Clubee Soluções.

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